Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Falta carne bovina no mercado mundial

por Equipe Scot Consultoria
Segunda-feira, 19 de maio de 2008 -15h16
A demanda por alimentos está pressionando a inflação em vários países, e um dos problemas nesse caso é o consumo de carne bovina, que cresce à medida que a renda das pessoas aumenta. Segundo estimativas da Scot Consultoria, três dos principais países produtores do mundo, Brasil, Estados Unidos e Austrália, estão com problemas de produção para conseguir suprir esta demanda.

A MLA (Meat and Livestock Austrália) divulgou que a produção da Austrália no 1º trimestre de 2008 recuou 11% em comparação com o mesmo período do ano passado. A causa é a seca que assola o país. Nos EUA, o mal da vaca louca vem atacando os rebanhos e o Departamento de Agricultura (USDA) estima que a produção deve recuar de 12,156 bilhões de quilos em 2008 para 12,02 bilhões de quilos em 2009.

Aqui no Brasil, que é o segundo maior exportador de carne bovina do mundo, há a possibilidade de recuo de 5% na produção em 2008. Com isso, a ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes) projeta uma queda de até 10% no volume de carne bovina exportada pelo país em 2008.

A Argentina também enfrenta uma crise com pecuaristas e o Uruguai está próximo do limite da produção. Temos problemas na oferta aliada a um aumento na demanda, e isso faz com que o cenário continue de preços elevados - explicou Alcides Torres, da Scot Consultoria.

Fonte: O Globo on line. Por Álvaro Gribel. 19 de maio de 2008.