Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

O sistema de rastreamento atual tem modelo superado afirma consultor

por Equipe Scot Consultoria
Segunda-feira, 17 de março de 2008 -11h59


O consultor paulista, Alcides de Moura Torres Junior afirmou ontem, em entrevista ao Diário do Noroeste, que o sistema de rastreamento que está sendo implantado no Brasil tem um modelo superado. Ele disse também que num país como o Brasil, em que as propriedades possuem grandes extensões de terra, a melhor saída é monitorar o dono, já que o monitoramento de animal por animal, em sua avaliação, é algo irracional.

Torres Junior afirmou que o embargo da Comunidade Européia aconteceu num bom momento, em que o mercado brasileiro tem pouco produto a ofertar e os preços internos estão bons. O consultor avalia também que pouca coisa deve mudar no mercado de carne brasileiro com a liberação pela OIE (Organização Internacional de Epizootias), o que ele estima que ainda irá demorar, no mínimo, entre um e dois anos.

Para o consultor, o problema maior é a barreira fiscal, que no caso do mercado europeu tem como principais agentes os pecuaristas irlandeses, que são organizados e sabem pressionar os outros membros da Comunidade Européia. Torres Junior diz que um dos problemas do Brasil é que seu consulado é eminentemente político, quando deveria ser como o dos Estados Unidos, ou seja, centrar suas ações no comércio mundial. “Precisamos aprender a vender nossa carne lá fora”, diz o consultor.

Fonte: Diário do Nordeste. Por Benedito Praxedes Junior. 13 de março de 2008.