Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

10 anos sem febre aftosa no Rio de Janeiro

por Fabio Lucheta Isaac
Segunda-feira, 12 de março de 2007 -09h29
Os Estados da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará e Rio de Janeiro já iniciaram a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa neste mês, e a segunda etapa está prevista para setembro.

É interessante destacar que o Rio de Janeiro comemorou neste sábado (10/03) 10 anos sem registros da doença. Segundo a Defesa Sanitária estadual, os últimos casos de aftosa no Estado foram registrados em 1997, em Itaperuna, na Região Noroeste Fluminense, e em Magé, na Baixada Fluminense.

Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado, a produção de carne bovina carioca é de cerca de 110 mil toneladas por ano, o que corresponde a apenas 20% do consumo anual no Rio de Janeiro. Parte da produção de carne bovina do Estado é exportada para os mercados norte-americano (carne industrializada) e europeu.

O governo do Estado espera que nos próximos três meses dois milhões de bovinos sejam vacinados. O custo da vacina contra a febre aftosa é de cerca de R$1,00 por cabeça, e é o produtor que arca com as despesas.

No entanto, o secretário de Agricultura informou que o governo do Estado faz doações para os produtores familiares com renda baixa e também assume os gastos da vacinação dos animais criados à beira de estradas ou ao redor de lixões.

O Estado do Rio de Janeiro tem mais de dois milhões de cabeças de bovinos e a tendência é que o número cresça ainda mais, devido aos investimentos que vêm sendo feitos no setor. (MAHK)