Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Cresce importância da gestão agropecuária

por Equipe Scot Consultoria
Quarta-feira, 10 de março de 2010 -16h35
Com mercado cada vez mais competitivo, profissionalização gerencial da produção pode ser a diferença entre lucro e prejuízo

Não são apenas as oscilações de mercado e as variações climáticas que podem determinar o sucesso ou fracasso da atividade agropecuária. Em uma corrente moderna que vem ganhando força no Brasil nos últimos anos, a gestão do negócio também se tornou fundamental para que o produtor obtenha êxito no ramo.

Conhecer o mercado, custos e pontos de desperdício na produção, estabelecer metas, medir os resultados e avaliar a eficiência dos processos, saber onde estão as oportunidades de ganhos e ter capacidade de buscar novos mercados através de qualidade e certificações de produtos são ações que qualquer empreendedor rural precisa estar apto a adotar. No entanto, por mais comprovadas que estejam as vantagens da profissionalização gerencial do setor agropecuário, essa evolução ainda permanece como um desafio no Brasil.

Segundo o engenheiro agrônomo Marco Túlio Habib Silva, analista da Scot Consultoria, cerca de 90% dos produtores continuam conservadores e carentes de sistemas de gestão em suas propriedades. Na maioria das vezes, a resistência a mudanças ocorre devido à cultura familiar passada de geração em geração sobre o modo de administração ou até mesmo pela dificuldade de acessar os caminhos que levem a essa capacitação.

“De maneira geral, o produtor não sabe fazer as contas dos custos de produção e das receitas. O mais comum é ele contratar um contador para gerir todas as contas, e não apenas fazer a contabilidade. Isso não é correto”, pontua o analista.

E, diante de um mercado cada vez mais competitivo, qualquer erro pode se transformar em um grande prejuízo para o agricultor. Por essa razão, o produtor precisa estar munido de informações precisas e relevantes que lhe deem subsídios para tomar as melhores decisões em prol do seu negócio.

“Ele deve saber a melhor hora de comprar insumos e a melhor hora de vender seu produto. Na pecuária, por exemplo, a diferença entre o lucro e o prejuízo pode estar em R$1,00 a mais ou a menos que o produtor vai conseguir pela arroba do boi. E isso depende do acompanhamento contínuo do mercado”, detalha.

Cursos

Com o objetivo de suprir essa deficiência, a Scot Consultoria promoverá dois cursos para atender à demanda de pecuaristas que deseja melhorar o gerenciamento de seus negócios. O primeiro deles, denominado “Gestão visível, foco no resultado”, será ministrado no dia 30 de março em Goiânia.

O evento terá como palestrantes os especialistas Rogério Coan e Júnior Fernandes, que irão abordar, entre outros temas, a gestão da atividade pecuária, liderança e motivação.

Posteriormente, os participantes poderão acompanhar como funciona, na prática, controle de custos por meio do Pec Gestor. “Através desta ferramenta será possível controlar receitas, despesas, evolução de rebanho, fluxo de caixa e obter índices, como custo cabeça/mês, custo da arroba produzida, taxa de desfrute, receita/hectare/ano”, detalha Silva.

No dia 12 de abril terá início a segunda edição do treinamento “Gestão, Liderança e Tecnologia”, que tem a intenção de debater com gerentes de fazendas a importância de administrar a propriedade como uma empresa. “Esse curso é voltado para os pecuaristas de gado de corte, mas também será proveitoso para a pecuária de leite”, completa o analista.

Serviço

O curso “Gestão visível, foco no resultado” será ministrado no dia 30 de março, das 9h às 18h, no hotel Santos Dumont, em Goiânia (GO). Já o treinamento de “Gestão, Liderança e Tecnologia” ocorrerá entre 12 e 16 de abril, na cidade de Ribeirão Preto (SP). As inscrições podem ser feitas pelo telefone (17) 3343-5111, através do site www.scotconsultoria.com.br ou do e-mail ms@scotconsultoria.com.br. As vagas são limitadas.

Fonte: Campo News. Por Tisa Moraes. 10 de março de 2010.