Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Suspensas as exportações do trigo e farinha de trigo da Argentina

por Fabio Lucheta Isaac
Sexta-feira, 9 de março de 2007 -09h49
Depois do milho e da carne bovina, agora a outra medida populista do governo argentino foi suspender por tempo limitado as exportações de trigo e farinha de trigo, para garantir a oferta local do cereal e tentar diminuir a inflação do país.

O Brasil é o maior comprador do trigo e da farinha de trigo argentinos, adquirindo aproximadamente 70% do trigo que processa.

Segundo uma lei argentina, agricultores que exportam grãos necessitam obter uma licença do governo. Os agricultores argentinos já terminaram a colheita da safra 2006/07 de trigo, e o governo estima a produção em 14 milhões de toneladas.

De acordo com dados da Secretaria de Agricultura Argentina até a terça-feira (06/03), exportadores já haviam conseguido licenças para exportar 8,76 milhões de toneladas de trigo da safra 2006/07.

Conforme notícia veiculada no Jornal Último Minuto, analistas acreditam que a medida poderia afetar a intenção de plantio do cereal nas futuras safras, favorecendo a soja. Eles acreditam que os agricultores evitem plantar culturas que tenham um vínculo estreito com o mercado doméstico. (MAHK)