Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Queda na produção de leite na Austrália

por Fabio Lucheta Isaac
Quinta-feira, 8 de março de 2007 -09h48
A seca, que atingiu a Austrália e causou a redução de 5% no número de vacas no país, é o principal motivo da diminuição da oferta de leite local. Comparado a outubro de 2006, a produção de leite australiana caiu cerca de 6% em novembro, atingindo uma redução de 10% em dezembro.

A Dairy Austrália – organização que representa a indústria Láctea – acredita que esta tendência de baixa continuará nos próximos meses. Algumas estimativas apontam que, em junho deste ano, a produção deverá atingir queda de 17%, frente ao mesmo período do ano anterior. Conseqüência não só do menor número de animais, mas também, devido à diminuição de 6% no rendimento por vaca.

Em contrapartida à menor produção leiteira, também se registrou um aumento na demanda de leite líquido (de 5% em novembro 2006 comparado a outubro do mesmo ano), especialmente de leite desnatado e UHT.

Conseqüentemente, existe uma menor quantidade de leite disponível para a elaboração de produtos lácteos o que poderá manter em alta os preços internacionais, ao menos, no curto prazo. (MBAM)