Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Austrália bate recorde de exportação de carne bovina, mas o Brasil exporta bem mais

por Fabio Lucheta Isaac
Quarta-feira, 7 de março de 2007 -10h15
De acordo com dados do Departamento de Agricultura, Florestas e Pesca da Austrália, analisados pelo Meat and Livestock Asutralia (MLA), o país exportou, em fevereiro último, aproximadamente 79.291 toneladas equivalente carcaça de carne bovina, aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Um recorde para o mês de fevereiro.

Dentre os principais clientes, houve um crescimento dos embarques para o Japão e para a Coréia, mas as vendas para os Estados Unidos caíram. Destaque para a Indonésia, que comprou 1.760 toneladas equivalente carcaça de carne bovina australiana. Parece pouco, mas representa um aumento de 230% em relação a fevereiro de 2006.

Apesar do bom desempenho da Austrália, o Brasil mantém com folga o posto de número um em exportações de carne bovina. O Brasil exportou no mês passado, somente na forma in natura, algo em torno de 150.020 toneladas equivalente carcaça de carne bovina. Isso equivale a quase o dobro dos embarques australianos no mesmo período. Um aumento de 62% em relação a fevereiro de 2006. (FTR)