Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Genética: Cenário favorável para aquisição de tecnologia de reprodução

por Equipe Scot Consultoria
Segunda-feira, 18 de outubro de 2010 -17h53
Valorização do boi gordo incentiva pecuarista a investir em inseminação artificial.

Analistas da Scot Consultoria apontam que já há um grande movimento no mercado de insumos por causa da chegada da estação de monta. A expectativa da consultoria é de que as vendas de materiais para inseminação e hormônios para IATF, inseminação artificial em tempo fixo, este ano superem a movimentação de 2009.

Produtores capitalizados por causa da manutenção do preço da arroba do boi gordo em alta em plena saída de animais de confinamento e às vésperas do início da estação, têm colaborado com o aumento da demanda na atividade.

Dados da Scot mostram que entre janeiro e meados de outubro o boi gordo em São Paulo subiu 23,3%. Em 2009, neste mesmo período o boi gordo havia caído 8%. O preço do boi gordo sustenta o preço da reposição, que é o produto direto da cria, e também influencia o investimento a ser feito na estação. Tomando por base um bezerro desmama no Mato Grosso do Sul, por exemplo, o preço atual é 26,6% maior que no início do ano. É a segunda maior valorização no período desde 2003, atrás apenas da variação de 2008.

A retenção de matrizes continua. No primeiro semestre, segundo o IBGE,Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, elas compuseram 36,3% dos abates, ante 39,6% no mesmo período de 2009. A valorização do boi gordo e dos animais de reposição, além da retenção de fêmeas estão compondo um cenário otimista ao criador que pensa em investir.

Fonte: DBO. 18 de outubro de 2010.