Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Campanhas de marketing aquecem a demanda por carne bovina na Austrália

por Fabio Lucheta Isaac
Segunda-feira, 5 de março de 2007 -09h33
A demanda por carne bovina está em alta na Austrália, apesar do aumento dos preços no varejo, dos recordes de exportação e da seca prolongada. A análise é do Meat and Livestock Australia (MLA).

Esse cenário é reflexo dos bons resultados das últimas campanhas de marketing, do bom desempenho da economia e da melhoria da qualidade dos produtos.

O mercado doméstico continua sendo o maior e o mais estável para a carne bovina da Austrália. O país exporta mais de 60% do que produz, mas nenhum cliente internacional absorve mais carne do que a população local.

Para o mercado interno foram destinadas, em 2006, cerca de um milhão de toneladas equivalente carcaça de carne bovina, aumento de 2% em relação ao ano anterior. Os gastos da população australiana com carne bovina e derivados alcançou US$8,7 bilhões, aumento de 5,9%, ou US$480 milhões, em relação a 2005.

De acordo com o MLA, campanhas de marketing como a Sam Kekovich Australia Day, que levou a um aumento das vendas em janeiro, e a We were meant to eat it, algo como “você foi feito para comer isso”, foram de extrema importância para manter aquecido o consumo de carne bovina.

Mas ainda assim, a competição com outras carnes, sobretudo a suína, fez com que a carne bovina perdesse um pouco de espaço no mercado doméstico, principalmente no segundo semestre de 2006. (FTR)