Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Preços podem ter alta de mais de 17% até final do ano

por Equipe Scot Consultoria
Quarta-feira, 17 de maio de 2006 -12h22
Pelos indicadores da BM&F, mercado aposta em reajuste nos preços da arroba do boi gordo de 16,8% em cinco meses mas a Scot Consultoria acredita em patamares ainda maiores

Os preços da arroba do boi gordo devem ter uma significativa melhora até outubro, considerado o mês de pico do ano (maio é taxado como o de piores valores pagos). a análise é do zootecnista Fabiano R. Tito Rosa, da Scot Consultoria, que analisou a curva de preços nos últimos cinco anos.

O zootecnista lembra que vários fatores podem influenciar o comportamento dos preços, como o clima que é capaz de esticar e/ou encurtar entressafras. Mesmo assim, a BM&F aponta, para outubro, o equivalente a prazo a R$59,00 a arroba. Com base no preço médio atual de maio, algo em torno de R$50,50 a arroba, significa que o mercado aposta numa alta de 16,8% em cinco meses.

Tito Rosa acredita que o boi pode alcançar, no final do ano, patamares mais altos do que os apontados pela BM&F, com base em alguns fatores. Um deles é o bom ritmo das vendas externas que podem melhorar ainda mais com o fim dos embargos devido à aftosa. Outro é a perspectiva de aumento do consumo da carne em nível mundial, reflexo do aquecimento da economia e da crise da gripe aviária.

Internamente, há previsão de aumento no consumo devido à melhora da economia via Copa do Mundo e eleições (aumento de gastos do governo). O zootecnista também vê possível ajuste na oferta de animais terminados. Ele lembra, porém, que o dólar baixo se apresenta como forte barreira a valorizações ainda mais significativas para a arroba do boi gordo.

Fonte: Portal DBO. Seção Últimas Notícias. 16 de maio de 2006.