Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Estados Unidos e Coréia do Sul não chegam a acordo sobre carne bovina

por Fabio Lucheta Isaac
Segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007 -10h03
Depois de dois dias de intensa negociação, representantes dos governos da Coréia do Sul e dos Estados Unidos, reunidos em Seul, não chegaram a um acordo sobre a comercialização de carne bovina entre os dois países.

O fato é que, após a derrubada do embargo sul-coreano à carne bovina dos Estados Unidos, os únicos três carregamentos norte-americanos enviados à Coréia foram barrados na inspeção, por conterem pequenos (pequenos mesmo) fragmentos de ossos.

Os sul-coreanos, durante as reuniões dos últimos dias, mantiveram a posição de não aceitar, de forma alguma, ossos ou fragmentos de ossos.

Os norte-americanos gostariam que as inspeções fossem parciais, por amostragem. Afinal, será muito difícil mesmo assegurar que nenhum pequeno pedaço de osso esteja junto à carga. Mas os coreanos insistem em inspecionar tudo. Isso graças aos temores relacionados à vaca louca.

A resistência da Coréia do Sul pode atrapalhar os planos de recuperação das exportações norte-americanas de carne bovina. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) esperava, para 2007, um crescimento de 30%. (FTR)