Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Exportação de tecnologia brasileira

por Fabio Lucheta Isaac
Segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007 -09h48
Para a população brasileira, a opção de escolher entre gasolina ou álcool para encher o tanque do carro não é mais novidade. As vendas de carros flex (funcionam com álcool, gasolina ou qualquer mistura entre os combustíveis), ultimamente, são superiores às de carro somente à gasolina ou álcool.

A vantagem, do ponto de vista do bolso do consumidor, é escolher o combustível com melhor custo-benefício. Do ponto de vista ambiental, a vantagem é a redução da dependência aos combustíveis fósseis, provenientes do petróleo. A escolha do álcool, quase sempre a preferência por ser mais barato, reduz a dependência ao petróleo.

A tecnologia, 100% brasileira, agora será exportada para a França, que deve começar a receber motores flex a partir do segundo semestre desse ano. A princípio, o Brasil será exportador de motores para a França, mas existe a possibilidade de exportarmos também álcool para os mesmos motores.

Até o momento, o Brasil exporta motores flex para a Argentina, e com a entrada no mercado comum europeu, cria-se a expectativa de aumentar a clientela. (LMA)