Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

EUA vs Austrália: a luta pela colocação de carne bovina no Japão

por Fabio Lucheta Isaac
Quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007 -10h17
Há 6 meses a maior parte das restrições comerciais japonesas à carne bovina norte-americana caíram; ao menos na teoria. Na prática, houve uma fraca retomada das exportações dos Estados Unidos para o Japão. As informações são do Meat and Livestock Australia (MLA).

Os preços altos, as incertezas comerciais, o rigor “excessivo” das inspeções sanitárias e os temores por parte dos consumidores vêm sendo apontados como os principais motivos que impedem uma retomada mais significativa do comércio entre os dois países.

É preciso considerar também que os norte-americanos enfrentam forte concorrência por parte da Austrália. Um diretor de uma grande rede de varejo do Japão, a Inageya, afirmou que a popularidade da carne “verde” (proveniente de gado criado a pasto) da Austrália nunca esteve tão alta, e que ela caiu no gosto no consumidor japonês.

Aqui vale uma consideração: não seria essa uma grande oportunidade para o Brasil? Ah se não fosse a aftosa...

Todo caso os Estados Unidos se prepara para solicitar ao Japão a permissão de enviar para o país carne de animais que tenham sido abatidos com até no máximo 31 meses de idade. Hoje o Japão estipula como idade mínima 21 meses. Os norte-americanos entrarão com o pedido assim que reconquistarem, junto a OIE, o status de zona livre de encefalopatia espongiforme bovina, o mal da vaca louca. (FTR)