Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Previsões para a economia em 2005

por Fabio Lucheta Isaac
Sexta-feira, 15 de julho de 2005 -11h43
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou suas previsões para a economia brasileira em 2005. Em relação ao último relatório, divulgado em março, as projeções para o PIB e para a produção industrial recuaram. O que subiu foi a projeção para os juros.

Veja na tabela abaixo as últimas projeções realizadas para este ano em relação
ao que foi registrado em 2004.



A retração do crescimento do PIB, mais significativa do que a inicialmente esperada, se deve principalmente à manutenção da elevada taxa de juros, que tem levado a um desaquecimento da economia.

O IPEA, por exemplo, espera que o PIB cresça apenas 2,8%. Somente o Ministério do Planejamento estima um aumento significativo, de cerca de 4,0%.

Com relação ao PIB do Agronegócio, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) estima um crescimento de apenas 0,2%, chegando a R$535,09 bilhões. O PIB da Agropecuária deve recuar 7,3%, ficando em R$148,94 bilhões.

Se o PIB da Agropecuária cai, mas o do Agronegócio se mantém estável, até com leve crescimento, é sinal de que todo baque da quebra de safra e da valorização do real será absorvido pelos produtores. As indústrias devem sustentar bons resultados. (FTR)