Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Milho pode recuperar resultados em 2007

por Fabio Lucheta Isaac
Quinta-feira, 25 de janeiro de 2007 -10h08
Estudo anual da Scot Consultoria identificou os péssimos resultados econômicos proporcionados pela agricultura em 2006.

Mesmo com a queda de 11,4% nos preços dos fertilizantes, quando comparados aos de 2005, a produção agrícola, em rotação, trouxe prejuízos aos produtores.

No entanto, pelo que tudo indica, o ano de 2007 será melhor. Segundo estimativas da Cogo Consultoria, o milho deve ser a cultura de maior retorno operacional, dentre as atividades agrícolas, ao longo de 2007.

Comparação entre receita e custos de produção, feitas pela Cogo Consultoria, apontam para margens esperadas em torno de 33,5%.

Tais margens, se confirmadas, possibilitariam rentabilidades próximas de 3% para a cultura do milho em 2007. Em 2006, a rotação entre soja e milho trouxe rentabilidade negativa de cerca de 4,6%, de acordo com o estudo da Scot Consultoria.

Há diferenças entre os conceitos de rentabilidade e margens operacionais, segundo metodologia adotada pela Scot Consultoria. Enquanto a margem operacional refere-se a uma comparação entre receita e custos, a rentabilidade compara o lucro operacional com o valor de todo o patrimônio.

Grosso modo, se em 2006 o agricultor obteve prejuízo equivalente a 4,6% do seu patrimônio, incluindo o valor da terra; em 2007 deve registrar lucro equivalente a 3% do patrimônio, caso sejam confirmadas as previsões feitas pela Cogo Consultoria.

A Scot Consultoria ainda não fechou as expectativas de resultados operacionais para a safra 2006/2007. Em breve, com informações obtidas a campo, os custos agrícolas serão atualizados. (MPN)