Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Crescimento do rebanho ovino e caprino no Mato Grosso

por Fabio Lucheta Isaac
Segunda-feira, 22 de janeiro de 2007 -09h42
No Brasil, atualmente, o rebanho caprino é estimado em 10,3 milhões de cabeças, e o ovino em 16 milhões de cabeças, aumentando a cada ano. E mesmo com o crescimento dos rebanhos, o País possui um déficit de 1,2 milhão de matrizes ovinas para atender a demanda do mercado.

Segundo o Indea (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado), o Estado do Mato Grosso teve um elevado crescimento do seu rebanho ovino e caprino. Assim, em novembro de 2005 o efetivo de rebanho ovino e caprino foi de 467 mil cabeças e, em novembro de 2006, o número de cabeças chegou a 744,5 mil, crescimento de 65,83%.

No Mato Grosso a ovinocultura e a caprinocultura são bastante desenvolvidas. E, segundo o presidente da Associação de Ovinocultura do Mato Grosso, a atividade cresceu em quantidade e qualidade, isto porque os criadores estão investindo em melhoramento genético do rebanho. E além disso, o número de criadores também está aumentando, sendo que os novos produtores são pecuaristas e agricultores.

Com isso, Mato Grosso poderá alcançar em 2010, 5 milhões de cabeças. E desse modo, tornar-se o maior produtor de ovinos e caprinos no Brasil. Hoje, lugar ocupado pelas regiões Nordeste e Sul do País. (MAHK)