Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Recuperação dos preços da pecuária no Paraná

por Fabio Lucheta Isaac
Sexta-feira, 19 de janeiro de 2007 -09h30
Mesmo com o impasse que acometeu a pecuária no Paraná no final de 2005, em relação à existência ou não de febre aftosa, e os diversos embargos à carne paranaense no mercado internacional, os preços pecuários estão em recuperação no Estado.

Comparando os preços atuais com a média de janeiro de 2006, houve recuperação, em valores nominais, de 9,98% no preço do boi gordo e de 11,35% na cotação da vaca gorda.

Além dos animais para o abate, também houve recuperação nos preços do gado para reposição. A desmama subiu 25,5% em treze meses e o bezerro anelorado, 20,5%. O aumento do descarte de fêmeas, em função dos preços baixos e necessidade de aumentar as vendas para fazer caixa, diminuiu a oferta de bezerros.

Para os garrotes, a recuperação dos preços foi menos acentuada, mas ainda assim significativa. Em treze meses, o aumento foi de 14,60%. Somente para o boi magro, que não sentiu o reflexo do aumento do abate de fêmeas dos últimos anos, o preço caiu, cerca de 2,10%.

Os preços mais firmes para os bezerros devem puxar a recuperação no mercado do boi gordo e favorecer uma nova tendência de alta para a pecuária no Estado. (MGT)