Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Boi gordo: ano começa com mercado firme

por Fabio Lucheta Isaac
Sexta-feira, 12 de janeiro de 2007 -11h29
Ao longo dos onze primeiros dias de 2007, as cotações do boi gordo, na média das 25 praças pesquisadas pela Scot Consultoria, reagiram 0,5%.

Na verdade, foram registradas dez variações positivas: SP-Araçatuba (0,9%), MG-Belo Horizonte (2,0%), RS-Pelotas (2,6%), MT-Alta Floresta (2,3%), MT-Cuiabá (2,0%), Paraná (1,9%), Santa Catarina (2,8%), Rondônia (2,3%), Tocantins Sul (4,7%) e Rio de Janeiro (4,0%).

Recuos foram quatro: Bahia (-2,0%), PA-Marabá (-4,4%), PA-Redenção (-4,4%) e PA-Paragominas (-2,1%); sendo que os preços ficaram estáveis em onze praças.

É safra, mas a oferta se encontra relativamente ajustada. O produtor adota uma estratégia de venda compassada, contando com as boas condições das pastagens. O aguaceiro, que favorece o desenvolvimento das gramíneas, prejudica os trabalhos de embarque e transporte de gado em diversas regiões, o que também ajuda na sustentação dos preços.

Há boa oferta de fêmeas, talvez por conta dos descartes pós-estação de monta. Porém, esse cenário favorece mais os frigoríficos de mercado interno do que os exportadores, em função das exigências de mercado. Em São Paulo e praças vizinhas, alguns frigoríficos têm formado até 70% das escalas de abate com vacas.

Mercado firme nesse início de 2007. (FTR)