Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Japão quer mais carne dos EUA

por Fabio Lucheta Isaac
Sexta-feira, 22 de dezembro de 2006 -09h30
De acordo com o site de notícias Meatnews.com, grandes redes japonesas de varejo e fast food devem pressionar o governo local a fim de que se sejam reduzidas as restrições à entrada de carne bovina norte-americana no país.

De acordo com a Associação de Food Service do Japão e outras três grandes redes de restaurantes locais, a demanda elevada e as importações retraídas têm mantido os preços em alta.

Hoje, menos de 30% das redes japonesas de restaurantes, que trabalhavam com carne bovina dos Estados Unidos em 2003 (quando foi registrado o caso de vaca louca em território norte-americano), usam o produto.

O Japão já foi o mais lucrativo mercado dos Estados Unidos. Em 2003 os japoneses compraram 200 mil toneladas de carne bovina norte-americana, num total de US$1,40 bilhão.

Uma comparação. O Brasil faturou em 2003, com exportações de carne bovina, cerca de US$1,52 bilhão. Ou seja, somente um único cliente dos Estados Unidos lhes conferiu o equivalente a 92% da receita brasileira.

Vale lembrar que o Brasil, naquele ano, exportou mais de 803 mil toneladas métricas, ou 1,26 milhão de toneladas equivalente carcaça. Foi aí que alcançou o posto de maior exportador mundial de carne bovina, em volume.

O Japão pagou, para os Estados Unidos, praticamente o mesmo montante faturado pelo Brasil, mas pelo equivalente a apenas ¼ do volume de carne brasileira exportada. (FTR)