Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Pecuaristas das regiões mais carentes de Minas serão beneficiados com programa

por Fabio Lucheta Isaac
Quarta-feira, 20 de dezembro de 2006 -09h38
Foi assinado, nesta semana, um acordo de cooperação entre o governo do estado de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Esse acordo irá disponibilizar recursos para o melhoramento genético do rebanho bovino na região Norte e nos Vales do Mucuri e Jequitinhonha. Num primeiro momento, tal iniciativa prevê a liberação de R$5 milhões para o financiamento de mini, pequenos, médios e grandes pecuaristas que terão até cinco anos, com um ano de carência, para realizarem o seu pagamento com juros diferenciados de acordo com a renda do pecuarista.

Além do financiamento, as propriedades terão assistência técnica e orientação dos técnicos da Emater e do Instituto de Agropecuária (IMA). Tal ação faz parte do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado (Pró-Genética), desenvolvido pela Seapa e ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu). A parceria trará como vantagem a facilitação da renovação do rebanho mineiro de leite e de corte ao possibilitar a substituição de animais de baixa qualidade genética por matrizes melhoradas.

A expectativa da Seapa é de que ocorra a substituição de cerca de 10 mil animais em todo o estado mineiro num período de quatro anos, contando com linhas de financiamento do Banco do Brasil, BNB e Sistema Crediminas e com o suporte do BDMG. (MBAM)