Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

EUA questiona decisão sul-coreana de não aceitar carregamento de carne bovina

por Fabio Lucheta Isaac
Sexta-feira, 8 de dezembro de 2006 -09h24
De acordo com informações do site MeatNews.com, o secretário de agricultura dos Estados Unidos criticou a decisão sul-coreana de barrar a entrada de um carregamento com 10,2 toneladas de carne bovina norte-americana no país. É o terceiro carregamento dos Estados Unidos barrado pela Coréia.

Recentemente a Coréia do Sul voltou a importar carne bovina dos Estados Unidos, dando fim ao embargo vigente desde o final de 2003, quando foi registrado um caso de vaca louca em território norte-americano. Mas o comércio foi liberado apenas para carne sem osso proveniente de animais com menos de 30 meses de idade.

A inspeção coreana encontrou, nesse último carregamento, fragmentos de osso do tamanho de uma ervilha. O governo norte-americano argumenta que não existe nenhum problema de segurança sanitária no carregamento e questiona como foram encontrados fragmentos tão pequenos, via inspeção visual, numa carga de mais de 10 toneladas.

O secretário de agricultura dos Estados Unidos argumenta que, na prática, a Coréia do Sul está transmitindo uma mensagem de que seu mercado não está aberto à carne norte-americana, e classificou as ações coreanas como inaceitáveis.

O secretário afirmou ainda que vai continuar trabalhando, junto ao Departamento de Representação Exterior, para legitimar a abertura do mercado sul-coreano à carne bovina dos Estados Unidos.

Pelo jeito as discussões estão apenas começando. (FTR)