Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Feres Soubhia Filho - Alvorada

por Equipe Scot Consultoria
Terça-feira, 31 de agosto de 2010 -16h41


Fundada em agosto de 1986 na cidade de Dourados-MS, a ALVORADA PRODUTOS AGROPECUÁRIOS iniciou suas atividades no comércio varejista de produtos veterinários aos pecuaristas da região. A partir de julho de 1993, já em sua sede própria, a ALVORADA começou a atuar também no mercado atacadista fornecendo produtos veterinários a outras revendas do estado. Em 1997 direciona seus trabalhos da mesma forma para o mercado de insumos agrícolas, gerando assim uma integração entre a agricultura e a pecuária.

Ampliou seus negócios na região Centro-Norte com filiais em Campo Grande (MS), cidade com grande potencial, e em Três Lagoas (MS).

Tendo muita receptividade nas regiões onde implantou suas filiais a ALVORADA através da realização de um grande trabalho se consolida hoje como referência no mercado agropecuário através da capacitação constante do capital humano, com cerca de 160 colaboradores, qualidade na assistência técnica prestadas aos clientes, acompanhando a evolução constante do setor, contando sempre com parceiros fornecedores de ótima qualidade e inovação tecnológica.



Scot Consultoria: Como avalia o mercado de insumo em 2010? Depois da crise econômica de 2009, as vendas já se recuperaram?

Feres Soubhia Filho: As vendas de insumos pecuários vem se recuperando em 2010, mais precisamente a partir de março. Tudo indica que o mercado continua crescendo, porém, moderadamente sem muita euforia.


Scot Consultoria: O desempenho das vendas do setor de insumos para a pecuária, normalmente refletem a situação do mercado do boi gordo. Em anos de preços bons da arroba, as vendas de insumos normalmente crescem. Sendo assim, o que tem sentido, o pecuarista tem investido mais esse ano?

Feres Soubhia Filho: O pecuarista não está investindo como gostaríamos, tais investimentos ainda são modestos, mesmo porque, o preço da arroba do boi gordo não está bom.

Hoje não podemos dizer que arroba do boi a US$50,00 é um bom negócio, em outras épocas era excelente, a política cambial é muito desfavorável para o produtor rural.


Scot Consultoria: A Alvorada é considerada uma das grandes revendas do País. Na sua longa experiência no setor, acredita que os produtores, agricultores e pecuaristas, ao longo dos anos, tem empregado cada vez mais tecnologia, defensivos, fertilizantes, sal mineral, entre outros insumos, na atividade?

Feres Soubhia Filho: Considerando o médio e o longo prazos, o produtor rural, seja ele pecuarista ou agricultor, sim, está empregando mais tecnologia.


Scot Consultoria: Como as fusões e aquisições dos laboratórios de medicamentos influenciam a negociação com fornecedores? E os preços dos medicamentos para o consumidor final, devem sofrer algum impacto?

Feres Soubhia Filho: Se por um lado tais fusões são boas para os laboratórios, para nós, revendas e para os produtores, não é muito interessante. Começamos a ter problemas de créditos em função do exposto junto aos laboratórios e para os produtores, menos opção de produtos, menos concorrência.


Scot Consultoria: O mercado de fertilizantes e defensivos agrícolas, animado pelas grandes safras de milho e soja, iniciaram o ano em alta. Como acha que devem ficar os preços desses produtos a partir do segundo semestre? No momento de reforma das pastagens, a partir outubro e novembro, como devem estar as cotações desses produtos.

Feres Soubhia Filho: Acredito que o mercado de defensivos não deva se alterar, talvez até baixe um pouco, pela grande oferta de defensivos no mercado, principalmente o glifosato.

Falando em glifosato existe no momento uma especulação de alta, que particularmente não acredito, talvez seja mais uma tentativa de algumas multinacionais que dependem fortemente das vendas de glifosato.

Em relação a fertilizantes, apesar da pequena alta no início do ano, acredito que os preços terão uma redução, este depende mais do mercado externo e do câmbio, e se tiver algum movimento mais forte de compra na China, aí sim, sobe, que acho pouco provável.