Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Rebanho de gado europeu em queda

por Fabio Lucheta Isaac
Segunda-feira, 27 de novembro de 2006 -11h53
O cenário internacional para a pecuária de corte é favorável. A disponibilidade de carne bovina está bastante ajustada à demanda, uma vez que o crescimento econômico expressivo de países emergentes e de todo o mundo, ainda que menos intenso, tem deixado o mercado aquecido.

Apesar do cenário favorável, o corte dos subsídios diretos aos produtores da União Européia tem apresentado, como resultado, o declínio no rebanho de bovinos em quase todos os países do bloco econômico.

Segundo notícia veiculada no site MeatNews.com, as exceções seriam a França, que continua subsidiando a produção, e a Irlanda, que deve instituir um novo subsídio para 2007, apesar de essa prática ir contra as regras da UE.

A retração média do rebanho da União Européia foi de 2%, chegando a 3% na Alemanha e Reino Unido. Enquanto que a França apresentou alta moderada de 1%.

A produção de carne, entretanto, deve ser 2% maior, após a permissão do abate e exportação de animais com até 36 meses de idade, porque até o momento a idade máxima é de 30 meses. (LMA)