Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Novas fontes de energia

por Fabio Lucheta Isaac
Terça-feira, 21 de novembro de 2006 -12h08
Um relatório divulgado pela Academia Norte-Americana de Microbiologia traz novas possibilidades para a obtenção de energia.

O documento, que pode ser encontrado no site www.asm.org, leva em consideração as vantagens e desvantagens de diversos métodos de utilização de microorganismos para a produção de combustíveis como etanol, hidrogênio, metano e butanol.

De acordo com os autores do estudo, o estudo é de grande valor, pois o planeta passará por uma violenta crise energética dentre 30 a 50 anos. Os meios para prevenir a catástrofe da escassez de energia e dos problemas ambientais podem estar na conversão de energia microbiológica.

Entretanto as pesquisas ainda estão distantes da utilização das técnicas em larga escala. Existe o problema, por exemplo, da necessidade de otimização dos processos de pré-tratamento de diferentes biomassas para substratos variados a fim de viabilizar a produção de etanol a partir das bactérias. Esta é uma das técnicas com as pesquisas mais avançadas atualmente, mas sua produção a partir de biomassas como a celulose é complexa e cara.

O hidrogênio pode ser produzido a partir da água, aproveitando a fotossíntese em cianobactérias e outros micróbios. Os recursos necessários para essa tecnologia – água e luz solar – são praticamente ilimitados, mas a eficiência do processo ainda é baixa.

O estudo de células combustíveis microbiológicas ainda está no início e tem muito pela frente, mas o grande potencial já foi identificado. (MGT)