Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Safra com melhores margens para os gaúchos

por Fabio Lucheta Isaac
Segunda-feira, 20 de novembro de 2006 -11h24
De acordo com informações divulgadas pelo Valor Econômico em 20 de novembro de 2006, uma pesquisa realizada pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (Fecoagro) indicou que os produtores gaúchos podem conseguir, na safra 2006/07, as melhores margens médias das últimas três safras.

De acordo com a Fecoagro, depois de dois anos de o câmbio causar impacto direto nos preços das commodities agrícolas em todo o País, nesta safra ele barateou os insumos. A maior redução dos custos em comparação com a safra 2005/06 foi verificada para a soja. A queda foi de 7,73% e os preços do grão têm se recuperado.

Segundo levantamento da Fecoagro, nos patamares atuais, a produtividade necessária para equilibrar o rendimento da lavoura aos custos deve ser de 37,75 sacas por hectare. A média do Estado é de 40 sacas por hectare.

No caso do milho, os custos de produção caíram 5,79% desde a última safra e nos preços atuais, o produtor precisará produzir cerca de 79,4 sacas por hectare para equilibrar os custos, sendo que a média do Estado é em torno de 80 sacas. Margens mais estreitas para o milho. (MGT)