Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Exportações a todo vapor

por Fabio Lucheta Isaac
Terça-feira, 14 de novembro de 2006 -12h15
As exportações de carne bovina in natura do Brasil, após período crítico nos meses subseqüentes à aftosa, já recuperaram o espaço perdido, apesar de alguns embargos ainda não terem sido retirados, como é o caso da União Européia para São Paulo.

Em volume (veja figura 1), no comparativo entre outubro de 2005 e outubro de 2006, houve aumento de 55,3% no montante enviado ao exterior.



Diante do cenário externo favorável, o faturamento obtido com as exportações de carne bovina in natura em 2006, no período de janeiro a outubro, já supera toda a receita obtida em 2005.



No comparativo entre os meses de outubro de 2005 e 2006, quando houve aumento de 107,8% no faturamento, nota-se a expressividade da recuperação brasileira no mercado externo.

Como efeito desse crescimento maior do faturamento em comparação ao volume, o preço médio da carne brasileira exportada apresentou elevação de 33,8%, beneficiando os exportadores.



Deve-se observar que, com a retirada dos embargos, o aumento da disponibilidade de carne no mercado internacional pode deprimir os preços. Entretanto, apenas o Brasil tem potencial para crescer de forma significativa no mercado externo, o que deve favorecer o fortalecimento das exportações brasileiras. (LMA)