Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Burocracia prejudica pecuária nacional

por Fabio Lucheta Isaac
Quarta-feira, 8 de novembro de 2006 -11h41
Recentemente, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) interrompeu o funcionamento de inúmeras madeireiras localizadas na região Norte do País. Entretanto, a ação do Ibama afetou também madeireiras que estavam de acordo com a legislação.

Como resultado, houve a interrupção no fornecimento de madeiras para empresas de todo o País. Para agravar essa situação, foi criado simultaneamente o Documento de Origem Florestal (DOF), que acompanha as cargas de madeira.

Com o DOF e a Autorização de Transporte para Produto Florestal (ATPF), o Ibama visa reduzir o transporte de cargas ilegais de madeira. Entretanto, o DOF foi criado e sua requisição foi feita com prazo muito curto para as madeireiras se adaptarem.

Essas tratativas resultaram no desabastecimento de matéria-prima para indústrias de cocho para bovinos, que ficaram impossibilitadas de fabricar novos produtos.

Atualmente, com o fornecimento de madeira regularizado, as vendas de cochos de algumas empresas estão aquecidas, devido à retomada da produção e ao cenário mais favorável de preços no mercado do boi gordo.

A fiscalização do desmatamento é necessária e imprescindível, porém não se pode punir aqueles que estão de acordo com a legislação como se fizessem parte da mesma patota. (LMA)