Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Dejetos de suínos geram biogás comercializável

por Fabio Lucheta Isaac
Quarta-feira, 8 de novembro de 2006 -11h38
O Jornal Gazeta Mercantil publicou notícia em que afirma que o Programa de Geração de energia produzida a partir do biogás ganhou novo reforço nesta terça-feira (07/11) em Curitiba (PR).

Esse reforço veio com a assinatura de parceria entre empresas de geração e de distribuição. À frente estão a Eletrobrás e a Itaipu Binacional, mais institutos de pesquisas e entidades representantes de produtores rurais. Quem aderir ao programa terá a garantia de que o excesso de energia produzido será adquirido por uma concessionária.

Através de energia vinda de dejetos animais, principalmente em granjas de suínos, a energia poderá ser utilizada na própria instalação como também poderá ser vendida. Segundo o assessor da Itaipu Binacional, um produtor de suínos com mil animais tem condições de produzir cinco vezes mais o total de eletricidade consumida na granja. Como exemplo a empresa paranaense Copel se dispõe a adquirir qualquer quantidade de energia acima dos cinco megawatts.

No Brasil existem cerca de 40 mil granjas de suínos e aves em condições de participar do projeto com capacidade para abastecer cerca de 2% de todo o consumo brasileiro, ou o equivalente à produção de uma usina de médio porte. (JGS)