Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Governo aprova novas regras para crédito ao estoque de leite

Quarta-feira, 25 de outubro de 2006 -13h46
O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou no dia 24 de outubro a mudança no prazo para vencimento das operações de Empréstimo do Governo Federal (EGF) para o leite, atendendo pleito do setor produtivo.

Segundo Marcelo Martins, assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), anteriormente, o prazo máximo encerrava junto com a safra. Ou seja, mesmo estabelecendo o período de 180 dias do empréstimo até o pagamento, o tempo encerrava-se quando a safra acabava, impedindo que novos recursos fossem tomados entre uma safra e outra. Agora, o governo decidiu acabar com o calendário de vencimento por safra do leite para cada região. As dívidas podem ser pagas em 180 dias, independentemente do prazo de contratação. Os EGFs são usados para a estocagem do produto.

O CMN aprovou também a concessão de prazo até 30 de novembro para a formalização dos aditivos para reprogramação das prestações das dívidas agrícolas e modificou o fator de ponderação das aplicações de recursos captados em depósito de poupança rural. Para o ano safra 2006/07 o fator de ponderação é de 0,352%.

Fonte: Baldi, Neila. Gazeta Mercantil. 25 de outubro de 2006.