Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Iagro e SFA descartam risco da doença de newcastle e dizem que sorologia é rotina

por Fabio Lucheta Isaac
Terça-feira, 24 de outubro de 2006 -12h43
O Iagro/MS e a Superintendência Federal da Agricultura (SFA) descartaram o risco de foco da doença de newcastle em frangos de granjas localizadas no município de Jaraguari, a 46 quilômetros de Campo Grande.

As entidades afirmam que exames de sorologia rotineiros, realizados em frangos da região, apresentaram Índice de Patogenicidade Intracerebral (IPIC) de 0,25%, o que, segundo eles, descarta a presença da doença. Somente resultados do ‘paramixovírus tipo I’, com índice superior a 0,7% comprova a doença. Índices inferiores são perfeitamente normais na atividade.

O diretor-presidente da Iagro descartou que tenha havido mortandade ou sacrifício de animais em Jaraguari nos últimos meses. Segundo o órgão, é preciso saber a diferença entre resultados sorológicos de praxe que tiveram reagência insignificante e um foco real da doença.

As declarações de especialistas sobre a presença do vírus em Jaraguari foram classificadas como irresponsáveis, devido aos possíveis impactos econômicos que a avicultura estadual e nacional sofreria.

Fonte: Correio do Estado. Adaptado por Scot Consultoria. 24 de outubro de 2006.