Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Ministro defende participação da FAO em regras comerciais

por Fabio Lucheta Isaac
Quarta-feira, 18 de outubro de 2006 -12h48
O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, defende a participação da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no esforço multilateral para mudar as relações do comércio agrícola internacional, por se tratar de uma questão central para o desenvolvimento dos países pobres.

Os países pobres e os em desenvolvimento querem flexibilizar as regras do comércio agrícola global. Para tanto, defendem que as economias ricas reduzam as práticas protecionistas, como as barreiras tarifárias, o regime de cotas e os subsídios aos agricultores e às exportações.

O ministro manifestou a intenção em desenvolver programas em parceria com a FAO. Uma das áreas em que pode haver uma ação conjunta é a de sanidade animal e vegetal.

O representante da FAO no Brasil também relacionou outras áreas em que a instituição tem interesse em atuar em parceria com o Ministério da Agricultura. Entre elas, a de agroenergia, segurança alimentar, sustentabilidade ambiental e abastecimento alimentar. (FLI)