Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Rússia e Polícia Federal

por Fabio Lucheta Isaac
Sexta-feira, 6 de outubro de 2006 -15h40
Ontem passamos o dia atendendo aos nossos clientes que ligavam ou mandavam mensagens eletrônicas indagando sobre os acontecimentos do dia.

Bem, no que diz respeito à Rússia. Foi confirmada a queda do embargo contra a carne brasileira, bovina e suína, nos Estados de São Paulo e Goiás. Boas novas, portanto.

Mas essa boa nova não foi suficiente para segurar os preços na Bolsa de Mercadorias e Futuros, BM&F, que recebeu em cheio a notícia da Operação Grandes Lagos, posta em execução pela Polícia Federal e que teve por alvo alguns frigoríficos de bovinos na região de São José do Rio Preto – SP.

Muita gente foi presa, sob a acusação de sonegação de impostos em várias esferas de arrecadação.

Mas por que tantas consultas em função desses fatos? – Talvez porque gato escaldado tenha medo de água fria.

Rotineiramente quando o preço da arroba inicia um processo de alta, um fato negativo bombardeia essa trajetória de alta e os preços despencam.

Isso vai acontecer de novo? Será coincidência fatídica?

Coincidência, não sei dizer se é, mas se vai acontecer de novo nesse momento, acredito que não.

O cenário não mudou. A oferta de gado terminado continua menor que as ofertas de compra. Esses fatos, Rússia importando e frigoríficos sendo investigados, não muda esse cenário. O preço do boi descolou de âncoras desse tipo e o mercado físico ignorou esses acontecimentos. Os preços continuam firmes.

Na bolsa assistimos ontem a um movimento especulativo, mas os preços já vinham regredindo há dois dias. A oscilação de ontem foi expressiva, mas hoje a alta é que é expressiva, portanto, se recompondo das notícias alarmistas.

Aliás, em momentos assim, o que surge de gente jogando gasolina na fogueira é surpreendente. Um trader de uma corretora de mercadorias da capital, praticamente tornou-se um centro propagador de boatos. O que será que ele queria com isso? Estabelecer a intranqüilidade?

A Operação Grandes Lagos é um caso de polícia e não de mercado. Só é problema para os envolvidos na questão. A Rússia liberando geral é bom, mas o mercado nessa altura do ano e vindo de anos de crise não foi afetado nem por uma e nem por outra causa.

Tirou de letra. Mas por via das dúvidas, dei três soquinhos na minha mesa de madeira. (AT)