Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Brasil ou UE: quem está com a razão?

por Fabio Lucheta Isaac
Terça-feira, 26 de setembro de 2006 -13h10
Não parece estar próximo ao fim o acordo entre Brasil e a Comunidade Européia sobre a questão sanitária dos alimentos exportados.

Existem opiniões que divergem desde o mais extremo, caso da Irlanda que, suspeita-se por também ser produtora de carne bovina, briga pela paralisação da importação de carne brasileira por motivos de falta de atendimento das exigências sanitárias. E a Confederação de Cooperativas Agrícolas da Europa, que presa pelas mesmas exigências a produtos estrangeiros e produção local.

No lado oposto, autoridades brasileiras brigam pelo espaço no mercado. Mesmo a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) afirma que o Brasil cumpre exigências fitossanitárias de produção. Mesmo que não cumprisse totalmente, existem condições de produção que resultam em um produto sem riscos. Um país não precisa estar totalmente livre de uma doença para poder manter o comércio.

De um lado, o Brasil, grande produtor de alimentos, buscando espaço cada vez maior no mercado mundial. De outro, a União Européia, com população expressiva e dinheiro suficiente para exigir quaisquer padrões de qualidade para quaisquer produtos.

Foi marcada nova visita de autoridades européias no começo de outubro. Mas o impasse permanece. (MGT)