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Senso das estradas brasileiras

por Fabio Lucheta Isaac
Terça-feira, 5 de julho de 2005 -19h16
A Confederação Nacional do Transporte (CNT) deu início à 10ª edição do levantamento sobre as condições de pavimentação e sinalização das estradas brasileiras.

Durante um mês cerca de quinze equipes de pesquisadores vão percorrer 80,6 mil quilômetros de rodovias federais, estaduais e privatizadas.

Ao todos serão quinze rotas: Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Aracaju, Fortaleza, São Luís, Santarém, Manaus, Macapá e Belém.

Quando o assunto é exportação, o estudo das estradas é relevante, pois o Brasil não tem estrutura física para transportar toda a produção dentro do país até o porto.

A carne bovina, por exemplo, enfrenta sérios problemas de logística, pois apesar das condições das estradas, tem aumentado o volume exportado (só no primeiro trimestre desse ano aumentou 16%). Como 63% do produzido é transportado através de rodovias, a exportação enfrenta obstáculos estruturais para o escoamento.

A importância das rodovias é relevante no Brasil que não possui infra-estrutura de ferrovias.

O Brasil, um país continental assim como os Estados Unidos, possui apenas 3,4 km de ferrovia para cada 1.000 km quadrados de área. Nos Estados Unidos, essa densidade é de 29,8 km para cada 1000 km quadrados.

É melhor nem falar de hidrovias... (AAV)