Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Frigoríficos e usinas investem em biodiesel

por Fabio Lucheta Isaac
Segunda-feira, 4 de setembro de 2006 -12h43
Segundo o jornal DCI, o maior grupo sucroalcooleiro do País, a Cosan, planeja produzir biodiesel nas unidades anexas às usinas de açúcar e álcool.

Grandes frigoríficos também se interessam em produzir biodiesel a partir do sebo bovino. Desta forma, os frigoríficos garantem a utilização do sebo e agregam valor a este produto.

A primeira planta do Brasil que produzirá biodiesel a partir do sebo, será entregue em janeiro de 2007 para uma empresa de Rondonópolis/MT. A usina produzirá, inicialmente, 40 milhões de litros de biodiesel por ano, mas aumentará a capacidade para 80 milhões de litros até o final de 2007.

O Grupo Bertin anunciou que em março de 2007, colocará em operação uma usina de 100 milhões de litros ao ano, anexa à sua unidade de Lins/SP.

A Biodiesel Triângulo, de Iturama/MG, utilizará o sebo como matéria-prima enquanto as árvores de pinhão-manso não entrarem na fase produtiva. As duas unidades da empresa, em Iturama e São José do Rio Preto/SP entrarão em operação até o início de 2008.

Além de ser a maior potência mundial na produção de açúcar e álcool, o Brasil tem tudo para se tornar também o maior produtor de biodiesel do planeta, seja utilizando oleaginosas ou o sebo bovino. (FLI).