Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Argentina planeja fortalecer exportação de carne bovina

por Fabio Lucheta Isaac
Quinta-feira, 24 de agosto de 2006 -13h07
De acordo com notícia veiculada no site Meat News, a Argentina planeja aumentar a parcela de carne destinada às exportações, elevando de 24,7% do total produzido para 27%.

Segundo autoridades argentinas, os planos são de alcançar uma produção anual de carne bovina de 3,61 milhões de toneladas em 2010, ou seja, cerca de 18% acima dos atuais 3,06 milhões de toneladas. Para isso estima-se que o rebanho teria que crescer, aproximadamente, 24,5%, passando de 49,8 milhões de cabeças para 62 milhões.

A situação atual da Cadeia Produtiva da Carne Bovina na Argentina, entretanto, sinaliza um cenário bem diferente. No primeiro semestre de 2006 houve retração de 9% na produção de carne bovina e de 38,3% nas exportações, como resultado do auto-embargo que vigora há alguns meses. Para piorar, no mesmo período o consumo de carne caiu 1,2%.

O efeito para o Brasil da saída (parcial) da Argentina do comércio internacional foi pouco visível, porém estima-se que este é um dos motivos por trás da alta no preço da carne bovina no mercado externo. (LMA)