Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Boi gordo: mercado em compasso de espera

por Fabio Lucheta Isaac
Segunda-feira, 14 de agosto de 2006 -13h15
O mercado do boi gordo trabalha em compasso de espera. O resultado dos exames de animais da região de Japorã – MS, suspeitos de terem contraído febre aftosa, deve ser divulgado esta semana, provavelmente na quarta-feira.

No final da semana passada alguns frigoríficos, de várias regiões, buscaram aproveitar as especulações em torno do caso para derrubar as cotações da arroba. Destacam-se São Paulo e Paraná, onde as tentativas de recuo chegaram à casa dos R$2,00/@. No entanto, ao menos até agora, não foram registrados negócios mediante as novas ordens de compra.

Caso o resultado dos exames aponte a não ocorrência da doença, o mercado deve voltar a trabalhar em alta. A notícia da retomada das exportações do Mato Grosso para a Rússia tende a contribuir com o movimento.

Porém, caso se confirme a presença da aftosa, os frigoríficos podem conseguir impor alguns recuos, aproveitando o “choque” inicial que deve ser causado pela notícia.

Vale destacar que, no mercado, o “sentimento” é que a questão do novo foco de febre aftosa no Mato Grosso do Sul se trata apenas de boato, plantado justamente para conter o aumento dos preços do boi gordo. Autoridades da área de Sanidade Animal do Mato Grosso do Sul endoçam essa tese. (FTR)