Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Brasil rebaixado pela OIE

por Fabio Lucheta Isaac
Quinta-feira, 30 de junho de 2005 -11h52
A OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) rebaixou o Brasil na classificação de risco da doença da vaca louca. Passou do nível 1 (risco insignificante) para o 2 (risco controlado). O nível 3 corresponde ao risco indeterminado, que pode levar países consumidores da carne brasileira a suspender compras do produto.

Na prática, o nível 2 significa que não existe risco iminente do Brasil ter um caso da doença. Mas mesmo assim é um alerta ao País.

No início de maio, com a verificação de algumas irregularidades em unidades de abate, o governo brasileiro decidiu cessar as exportações para os Estados Unidos. A previsão inicial era de retomada das vendas em poucas semanas. Mas já se passam quase 2 meses nesse impasse.

A última visita de técnicos norte-americanos constatou falhas na defesa sanitária e esse foi um dos motivos para o rebaixamento quanto ao risco da vaca louca.

Apesar de comercializar apenas carne industrializada para os Estados Unidos, em 2004, 25% do total da carne processada exportada foi para o país norte-americano.

O Brasil tem 15 dias para recorrer da decisão e tentar voltar ao risco insignificante. (MGT)