Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Governo recorre à política de preço mínimo para apoiar venda de arroz

Quarta-feira, 21 de março de 2012 -09h24
O Ministério da Agricultura quer estimular a comercialização de dois milhões de toneladas de arroz com a aplicação de R$737 milhões para a Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM) da cadeia. A iniciativa deve ocorrer nos meses de abril a julho.

O governo vai utilizar os instrumentos como Aquisições do Governo Federal (AGF), Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) e Prêmio de Escoamento da Produção (Pep) para comercializar o produto.

O leilão de Pep e Pepro vai destinar um milhão de toneladas no período. Para os contratos de opção são 700 mil toneladas e AGF, 320 mil toneladas, nos quatro meses. "As medidas vão tranquilizar o produtor", afirmou o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro.

Na opinião do secretário de Política Agrícola do ministério, Caio Rocha, o programa garante o preço mínimo e o trabalho do produtor. “O trabalhador precisa ter renda e estabilidade e queremos proteger o produtor.”

A área de plantio do arroz passou de 2,8 milhões de hectares no ciclo 2010/2011 para 2,5 milhões na safra atual, queda de 9,1%. A produção também caiu de 13,6 milhões de toneladas para 11 milhões de toneladas.

Fonte: Valor Econômico. Por Tarso Veloso. 20 de março de 2012.