Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Índia deve rever suspensão às exportações de algodão

Quinta-feira, 8 de março de 2012 -09h14
Anunciada na última segunda-feira, a suspensão das exportações de algodão da Índia deve ter fôlego curto. O primeiro-ministro do país, Manmohan Singh, solicitou a um grupo de ministros que revisem a decisão “urgentemente”.

O pedido acontece após o ministro da Agricultura local e membros da indústria terem alertado o chefe de estado sobre os prejuízos que a medida causaria aos produtores de algodão do país.

“O primeiro-ministro deu instrução a um grupo de ministros para revisar a decisão urgentemente em 9 de março”, de acordo com e-mail enviado hoje pelo escritório de Singh, citado pela Bloomberg. Nesta quarta-feira, representantes trabalhistas do Partido do Congresso que se reuniram exigiram a remoção mediata do veto às exportações.

Segundo maior exportador mundial de algodão, a Índia proibiu as exportações na segunda-feira para atender à sua demanda doméstica. A suspensão aconteceu após os embarques terem excedido o limite estipulado pelo governo.

Ontem, o ministro da Agricultura do país, Sharad Pawar, disse que a suspensão derrubaria os preços do algodão no mercado doméstico e prejudicaria as perspectivas de plantio para a próxima safra. Na segunda-feira, o presidente da Associação de Algodão da Índia, Dhiren Sheth, disse que “os agricultores seriam os mais afetados”.

Fonte: Valor Econômico. Pela Redação. 7 de março de 2012.