Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Empresas brasileiras de orgânicos fecham negócios na Alemanha

Segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 -09h13
Cerca de US$40 milhões. Esta é a expectativa de negócios fechados pelas dez empresas brasileiras e as nove cooperativas ligadas ao Ministério do Desenvolvimento Agrário que participaram da Biofach, feira internacional de orgânicos, realizada durante este mês, em Nuremberg, Alemanha. A estimativa é da Organics Brasil, órgão resultante da parceria entre a iniciativa privada, o Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Segundo o executivo Ming Liu, o setor de orgânicos continua em recuperação, com índices semelhantes a 2008, e com retomada de 12% de market share no mercado americano e 9% na comunidade europeia. Novos mercados, porém, estão interessados em negócios com cosméticos e alimentos brasileiros, como a Rússia, Coréia do Sul, Japão, países escandinavos e do leste europeu.

O mercado de orgânicos, antes pequeno, também se agigantou no Brasil. Mas as estatísticas oficiais não acompanharam essa progressão. Acredita-se que o setor movimente nacionalmente cerca de US$250 milhões por ano.

Fonte: Valor Econômico. Por Janice Kiss. 24 de fevereiro de 2012.