Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Algodão: seca nos EUA deve permanecer até fim de maio

Sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012 -09h44
A forte seca nos Estados norte-americanos do Texas e da Georgia deve continuar se intensificando até o fim de maio, afirmou hoje a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês). A agência climática federal acrescentou que esse fator pode afetar a produção de algodão no outono do Hemisfério Norte. Juntos, os dois Estados produziram mais de 40% do algodão dos Estados Unidos no outono do ano passado.

“Receberemos uma chuva de vez em quando, mas estamos extremamente secos”, disse o agrônomo Gary Collins, da Universidade da Georgia. A seca destruiu boa parte da produção do Texas no ano passado. A produção da variedade “upland” (G. hirsutum), maioria da safra norte-americana, caiu pela metade na comparação com a temporada 2010/11, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Mike Lucas, produtor de algodão em Cochran (Georgia) e o vice-presidente da Comissão de Algodão da Georgia, um grupo de pesquisa em algodão, afirmou que a irrigação aumentaria os custos de produção. “É muito mais caro”, disse.

No entanto, ainda é cedo para dizer se a seca vai prejudicar o plantio, já que alguns dias de chuva podem mudar completamente o cenário, observou Collins. Ainda assim, Lucas comentou que a situação está causando “muita preocupação”.

Fonte: Sou Agro. Pela Redação. 16 de fevereiro de 2012.