Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Tratoraço - Governo analisa ajuda a produtores rurais

por Fabio Lucheta Isaac
Quarta-feira, 29 de junho de 2005 -11h28
Cerca de 3 mil tratores estacionaram ontem na Esplanada dos Ministérios em Brasília, segundo estimativa da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

Os produtores rurais organizaram uma manifestação para reivindicar ao governo uma solução para a crise do setor.

A crise é conseqüência da quebra de safra, em função do clima adverso, da retração dos preços das commodities e da valorização do real. Outra reclamação foi a dificuldade em quitar os financiamentos.

Hoje, representantes de agricultores de 11 Estados mais o Distrito Federal devem ser recebidos pelo presidente, no Palácio do Planalto.

Três medidas foram analisadas pelo governo: 1) destinar mais R$2 bilhões do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) para agricultores que tiveram quebra de safra (R$1 bilhão já foi destinado aos produtores de região em estado de calamidade); 2) transferir para o final do contrato parcelas de financiamento rural que vencem entre julho e novembro e 3) liberar algumas garantias de empréstimos para que possam ser usadas como garantia de novos financiamentos.

Com o "tratoraço", os produtores pretendem chamar a atenção para o que chamam de "a pior crise de todos os tempos" na agricultura. A CNA - que organiza a manifestação - elevou as projeções e pretende reunir 20 mil agricultores hoje na Esplanada dos Ministérios. (AAV)