Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Governo libera entrada de carne paraguaia no Brasil pelo Paraná

Segunda-feira, 30 de janeiro de 2012 -09h18
A Superintendência Federal de Agricultura no Paraná autorizou na sexta-feira (27) a importação de carne maturada e desossada de origem paraguaia, através da Unidade de Vigilância Agropecuária de Guaíra, no oeste do estado. Desde setembro de 2011, a importação estava liberada apenas pela Unidade de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.

A autorização foi concedida após reivindicações do empresariado paranaense e de autoridades paraguaias. “Depois de um estudo técnico, nós decidimos criar um corredor de exportação para outros países”, explicou ao G1 o superintendente do Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento (MAPA) no Paraná, Daniel Gonçalves Filho.

Também está liberado o ingresso via terrestre de contêineres de carne desossada submetida à maturação sanitária e miúdos congelados "in natura" e cozidos.

A exportação vai ocorrer pelo Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, e pelo Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Os produtos, entretanto, devem estar de acordo com os requisitos estabelecidos pelo MAPA.

Segundo o superintendente, o Paraguai está com um grande estoque de miúdo e o governo tomou e ainda toma as atitudes necessárias para evitar a contaminação do rebanho brasileiro. “Temos que criar condições para que eles possam escoar a produção deles e essa carne vem congelada, in natura e em contêiner”, declarou Daniel Filho.

Fonte: Globo Rural. Por Bibiana Dionísio. 27 de janeiro de 2011.