Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Doença em cafezais preocupa propriedades no sul de MG

Quinta-feira, 19 de janeiro de 2012 -16h08
As pontas secas são resultado de um cafezal devastado pela doença. Em uma lavoura de 55 hectares, 40 foram atingidos. "Ela atinge a parte produtiva da planta, o fruto começa a cair e o galho seca totalmente", explica o engenheiro agrônomo Marcelo Almeida.

A mancha aureolada é causada por uma bactéria. A doença tem este nome porque as folhas dos pés de café atingidos ficam com uma mancha escura no centro e em volta a cor é um pouco mais clara.

As manchas escuras podem ser confundidas com a phoma, uma outra doença menos agressiva causada por fungos. Foi o que aconteceu em uma fazenda em São Sebastião do Paraíso, sul de Minas Gerais, onde a confusão adiou o tratamento.

"Tivemos mais gastos com pessoal, maquinário e duas pulverizações extras para controlar", conta Ronaldo Duarte, administrador da fazenda.

A doença atinge principalmente os pontos mais altos da lavoura porque a bactéria se espalha com o vento. Quando detectada no início, as chances de recuperação são maiores. "No início, você consegue fazer uma pulverização para eliminar a bactéria e com mais uma preventiva, é possível controlar a doença", diz Marcelo.

Um levantamento da cooperativa de São Sebastião do Paraíso mostra que a doença atingiu cafezais em 37 municípios.

Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 18 de janeiro de 2012.