Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Tempo seco interrompe plantio da soja no oeste do RS

Quinta-feira, 5 de janeiro de 2012 -09h03
Na fazenda do agricultor João Warpechowski, em São Borja, fronteira oeste do Rio Grande do Sul, o plantio de soja teve de ser suspenso. Sem chuva, as sementes não têm chances de germinar.

A plantadeira foi tirada da lavoura e está à espera da mudança do clima. “A plantadeira não trabalha como deveria trabalhar com a terra dura e seca e a planta não germina sem água no solo”, explica o agricultor.

Os primeiros hectares de soja começaram a ser plantados no fim de outubro, mas o período recomendado pelos especialistas é de novembro até meados de dezembro. O plantio ainda é tolerável até o dia 15 de janeiro, depois disso, a planta corre o risco de não se desenvolver.

De acordo com a Emater, para que o plantio tenha sucesso, daqui pra frente, o volume de chuva precisa ser expressivo. “O solo precisa de, no mínimo, uma chuva de 50 milímetros, menos do que isso não adianta nada”, diz o agrônomo Albano Strieder.

Quarenta e sete municípios gaúchos já decretaram situação de emergência por causa da estiagem. A situação é grave também em Santa Catarina, onde 44 municípios decretaram situação de emergência.

Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 4 de janeiro de 2012.