Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Crise na Argentina

por Fabio Lucheta Isaac
Segunda-feira, 17 de julho de 2006 -13h06
A Argentina, recentemente, iniciou seu “auto-embargo” – restrição nas exportações de carne bovina pelo governo argentino – que tinha por objetivo refrear a escalada da inflação, em grande parte como resultado do alto preço da carne bovina.

O problema é que essa atitude não foi bem vista pelos argentinos que moram no campo e que dele tiram seu sustento. A Argentina, em 2005, foi o terceiro país em exportação de carne bovina e possui ainda cotas de exportação para a União Européia – cota Hilton e cota Gatt.

Devido à importância das exportações de carne bovina, somando-se outras críticas constantes à taxação na exportação de laticínios e restrições às exportações de trigo, os produtores rurais planejam uma paralisação geral do setor, marcada para o período entre 22 e 25 de julho, segundo informações das Confederações Rurais Argentinas (CRA) citadas pela Agência Estado.

A ausência parcial da Argentina no comércio internacional de carne bovina favorece o Brasil, uma vez que o preço do produto no exterior está mais atraente para os exportadores, mas, por conseqüência, gera preocupação para os importadores. (LMA)