Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Soja no MT pode ficar em 7 milhões de hectares

Quarta-feira, 21 de dezembro de 2011 -09h21
As projeções para a cultura da soja no Estado do Mato Grosso para a safra 2011/2012 são de aumento de área. De acordo com o último levantamento realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a área plantada no estado está próxima de 7 milhões de hectares - um aumento de 3% em relação ao levantamento realizado pelo Instituto em outubro, que era de 6,78 milhões de hectares.

Esse aumento do plantio deve-se às regiões que possuíam área de pastagem em desuso ou com baixa competitividade, em especial no nordeste de Mato Grosso, e que estão sendo convertidas para a agricultura. Segundo dados do Imea, o incremento na região foi de 30,7% com relação à safra passada, saindo de 694.200 hectares em 2010/11 para 907.200 neste ciclo.

Com relação à produtividade, o superintendente do Imea, Otávio Celidônio, destaca que o Instituto trabalha com projeções e com base na média do estado, que é de 52,9 sacas por hectare. Dentro deste cálculo, a estimativa é que a produção de soja em Mato Grosso na safra 2011/2012 alcance 22,16 milhões de toneladas.

Celidônio, porém, esclarece que o Imea ainda não analisou se as regiões afetadas pela seca terão quebra de produtividade. "O sul e o oeste enfrentaram um período de instabilidade e irregularidade de chuvas que trouxe prejuízos para muitos produtores" afirmou o executivo. "Temos relatos de replantio e ainda não sabemos o quanto isto irá impactar no resultado final do estado. Ainda é cedo para afirmar que teremos recorde de produção de soja em Mato Grosso."

Fonte: DCI. Pela redação. 20 de dezembro de 2011.