Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Diminui a diferença do preço do boi e da vaca gorda em São Paulo

por Fabio Lucheta Isaac
Terça-feira, 28 de junho de 2005 -12h45
Enquanto os preços do boi gordo estão relativamente frouxos em São Paulo, apesar da oferta ajustada dentro do Estado, as cotações da vaca gorda seguem firmes. A frouxidão para o boi se dá em função da oferta de animais de outras praças e dos primeiros lotes de gado confinado que já começam a surgir.

A vaca gorda chega a ser negociada em R$48,00/@, a prazo, para descontar o funrural. Atualmente, a defasagem média em relação à arroba do boi está em 11,93%. A maioria dos descartes de fêmeas, que geralmente ocorrem nos primeiros meses do ano, já foi feita. Naquela época, dada a boa oferta, a defasagem atingiu 15,38%.

Entretanto, no final de 2004, a diferença entre as cotações do boi e da vaca era de 8,80%. A preferência pelo abate de fêmeas, por parte dos frigoríficos que comercializam carne exclusivamente no mercado interno, forçou a aproximação das cotações. Além disso, a oferta não estava abundante.

Verifique o comportamento das cotações no gráfico abaixo. A tendência é que a diferença se estreite, pois na entressafra a oferta de fêmeas diminui mais que a de bois. (MGT)