Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Rio Grande do Sul terá sistema de produção de cana

Quinta-feira, 24 de novembro de 2011 -08h51
Além de adaptar formas de manejo, pesquisadores do Rio Grande do Sul estão desenvolvendo materiais genéticos de cana-de-açúcar resistentes ao frio e à seca.

O objetivo é fazer com que o estado tenha um sistema de produção da planta, como acontece no Paraná e em São Paulo. “Buscamos uma estabilidade na produtividade e, nos ensaios, já estamos atingindo médias iguais ou superiores à de São Paulo, entre 85 e 90 toneladas por hectare”, explicou Sérgio Delmar dos Anjos, pesquisador da Embrapa Pelotas/RS.

O sistema também oferecerá aos agricultores e a indústria uma logística de cultivo e distribuição. A maioria das atividades de pesquisa está em fase de teste. “Até o final de 2012, deveremos ter um sistema preliminar de produção”, explica Anjos. Para este ano, é aguardada a recomendação técnica de cultivares para o estado.

Na prática, os pesquisadores vão indicar aos produtores gaúchos quais tipos de cana são mais adaptadas e têm maior estabilidade e qualidade para o cultivo nos solos do Rio Grande do Sul.

Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 23 de novembro de 2011.